A MORABI é uma Organização Não Governamental, criada em 1992, com personalidade jurídica (B.O nº13 de 28 de março de 1992) tendo sido os estatutos alterados e publicado no BO nº 43 III Série de 02 de novembro de 2007. É constituída por 224 membros sem distinção de sexo e aberta a todas as pessoas que aceitam os estatutos da organização e estão à disposição da organização com os seus conhecimentos e competência diversificadas.
Foi criada com a finalidade de apoiar a autopromoção económica, social e cultural da mulher cabo-verdiana, através da realização de atividades que promovam o desenvolvimento comunitário, e prestação de serviços de consultoria e assessoria técnica em temas relacionados à mulher, mas considerando a equidade de género e ainda estabelecer relações de cooperação estratégicas, com instituições nacionais e internacionais que lhe permitam cumprir na íntegra a sua missão.
A MORABI enquanto uma Organização de Sociedades Civil, parceira do processo de desenvolvimento de Cabo Verde, tem guiado a atuação através da defesa de um conjunto de valores que concorram para fortalecer a Missão da instituição:
Privilegiar a inserção e a melhoria da posição social das mulheres cabo-verdianas, numa perspetiva de género, promovendo a sua participação no processo de desenvolvimento económico, social e político das comunidades e do país, de modo a melhorar as condições de vida das famílias.
- Desenvolvimento Humano, da mulher e da família
- Solidariedade
- Transparência e profissionalismo
- Cultura de qualidade
- Espírito de equipa
- Parceria
- Visão
A MORABI defende que o desenvolvimento da Nação Cabo-verdiana passa pela inclusão e promoção das potencialidades da mulher no processo de desenvolvimento económico, social e político facilitando para que ela possa exercer um papel ativo em todos os processos de desenvolvimento pessoal e Comunitário.
Contribuir para a inserção e a melhoria da posição social das mulheres cabo-verdianas (numa perspetiva de género) e promover a participação da mulher no processo de desenvolvimento económico, social, cultural e político das suas comunidades e do país, de modo a melhorar as condições de vida das mesmas e das famílias.
- Formação;
- Saúde Sexual e Reprodutiva;
- Desenvolvimento Comunitário;
- Reforço da Capacidade Institucional
A nível nacional existem os seguintes Órgãos Sociais:
- A Assembleia-geral;
- O Conselho Diretivo;
- O Conselho Fiscal.
Para assegurar o funcionamento operacional da associação existe uma Presidente coadjuvado por Coordenadores de Programas, Consultores e Técnicos.
Última Assembleia Geral da MORABI foi realizada no dia 14 de dezembro de 2021, onde foram eleitos novos membros dos Órgãos Sociais.
A MORABI está estruturada a nível nacional e regional (em todas as ilhas, exceto Brava) com políticas e procedimentos bem definidos e estruturados, funcionando em estruturas próprias e ou alugadas, bem como espaços cedidos pelas Câmaras Municipais através de protocolos e acordos de parcerias. Os serviços funcionam com colaboradores contratados para o efeito e equipamentos próprios.