15 de October, 2024 2:57 am

Grandes esforços tem sido feitos ,a nível internacional, desde a declaração em (1975) pelas Nações Unidas do “ Ano internacional da mulher”, que catapultou a questão da condição das mulheres para a agenda internacional, tendo-se intensificado a partir dos anos noventa com as questões de género a ganharem maior visibilidade à escala global, com a realização da conferência internacional sobre população e desenvolvimento do Cairo (1994), onde se aprovou um plano ação para a promoção da igualdade entre os sexos, em todas as esferas da vida, em geral, e a promoção da autonomia das mulheres e a implementação de medidas para eliminar a desigualdade entre homens e mulheres, não descurando a Cimeira Mundial de Pequim, onde milhares de mulheres se juntaram para fazer jus ao lema “O Mundo visto pelos olhos das Mulheres”.

Entretanto, no novo século, da-se continuidade com a aprovação dos ODM (objectivos de desenvolvimento do milénio) e mais recentemente os ODS (Objectivos de desenvolvimento sustentável) que serviram para reforçar e aprofundar as questões já levantas sobre a condição e direitos das mulheres.

Neste contexto, as Nações Unidas reconhecem de que não é possível alcançar um desenvolvimento sustentável sem que as mulheres sejam integradas neste processo, pois o empoderamento das mulheres e sua participação no desenvolvimento económico e social, é de vital importância para alcançarmos sociedades mais justas e sustentadas por economias mais fortes.

A nível nacional, e alinhado com as diretrizes a nível internacional, A MORABI – ASSOCIAÇÃO CABOVERDIANA DE AUTO PROMOÇÃO DA MULHER, que participou em todas essas cimeiras, e que, durante os seus 30 anos de existência,  tem trabalhado juntamente com os parceiros nacionais e internacionais nesta temática, criando as condições institucionais, e legais para a implementação de políticas e estratégias que permitam a melhoria das condições económicas, socias e políticas das mulheres cabo-verdianas, e favoreçam a igualdade de gênero no país.

No entanto, dados indicam que não obstante os progressos alcançados na igualdade de gênero na educação e saúde, subsiste ainda uma grande diferença de gênero nas oportunidades económicas e no emprego.

Neste novo contexto, torna-se necessário redefinir as estratégias que se adequem ao novo perfil da MORABI , ajustando ás mudanças nos ambientes económico, social, físico, demográfico , tecnológico e politico, pela via da elaboração de um plano estratégico para o horizonte 2024-2029, como forma de enfrentar os desafios da economia globalizada.

Assim, se realiza nos dias 28 e 29 de setembro, o “Fórum Repensar MORABI”, visando uma efetiva transformação organizacional que fortaleça o posicionamento da MORABI enquanto organização da sociedade civil.

A cerimónia de abertura será presidida pela S. Excelência o Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elísio Freire de Andrade, e terá lugar na sala de conferencias do Hotel Santiago, a partir das 8h30.

O Fórum contará com a presença dos membros da MORABI a nível nacional, dos Representantes do Escritório, conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF e do Instituto da Cooperação e da Língua, I.P (Camões), bem como parceiros nacionais, organizações da sociedade civil e representantes das instituições nacionais e internacionais.  Na expectativa de poder contar com a vossa presença, queiram aceitar os nossos antecipados agradecimentos.

Faça o download do programa.

About Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *